24 de maio de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Morre Akira Toriyama, pai de Dragon Ball

Artista morreu devido complicações cerebrais aos 68 anos.

Se você nasceu entre as décadas de 80 e 90 ou até o início dos anos 2000, com certeza já ouviu falar em Dragon Ball, obra criada pelo Artista/Mangaká Japonês Akira Toriyama. Akira faleceu em 1º de março, mas a notícia sobre sua morte veio somente no dia 7 de março. Após complicações cerebrais causadas por um hematoma subdural (acúmulo de sangue no cérebro) Akira não resistiu e veio a óbito. A noticia sobre a morte uma semana depois se dá por conta da tradição japonesa, onde fica reservado a família para a despedida do ente querido.

Obras de Akira Toriyama

Entre as obras conhecidas de Akira, estão a série do garoto macaco conhecido como Goku que foi iniciada na TV brasileira pelo SBT nas manhãs do sábado animado, onde emissora trouxe os primeiros capítulos da saga de Goku e seus amigos em buscas das esferas do dragão e defesa da Terra. Com o sucesso de Dragon Ball, Akira prepara um novo mangá, sequência essa do sucesso anterior, conhecida como Dragon Ball Z, apresentando os personagens adultos, com seus filhos e vida cotidiana que sempre é abalada por uma ameaça assustadora que pode destruir a Terra ou simplesmente o fato de colocar os guerreiros para batalhar pelo prazer de lutar com oponentes mais fortes.

Não se engane! Akira Toriyama teve muito mais projetos importantes para quem viveu a época. Na série Dr. Slump que foi escrita e ilustrada por ele, foram 18 volumes até 1984. Na série que também virou animação para a TV, Arale é uma charmosa robô humanoide que vive aventuras na bizarra vila pinguim.

Arale já fez crossover com a série Dragon Ball em vários momentos, onde já ajudou Goku no clássico e lutou contra Vegeta na série mais recente Dragon Ball Super.

Sem dúvidas, Akira Toriyama esteve presente na sua vida o tempo todo, e eu posso provar, desde que tenha sido um “Nerd” nos últimos 30 anos. Vários jogos de videogames tem as talentosas mãos de Toriyama, vamos à alguns deles:

Chrono Trigger

Considerado como um dos melhores jogos já produzido, estando no top 100 mundial de todos os tempos, temos o clássico criado para SNES (Super Nintendo), Chrono Trigger em 1995 pela desenvolvedora Square Enix que na época era apenas Square Co. O jogo feito pelo “”The Dream Team” (A equipe dos sonhos) incluía Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy), Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest), Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball e Dr. Slump), o produtor Kazuhiko Aoki e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy).

Não preciso dizer que o jogo foi um sucesso, estampando em listas de melhores jogos até os dias de hoje, tendo versões para Playstation, celulares, NDS (a melhor versão na minha opinião), PC`s e pode ser encontrado em qualquer plataforma nos dias de hoje.

Dragon Quest Série

Outra franquia importante que leva os traços de Akira Toriyama são os belíssimos RPG`s da Série Dragon Quest. Pode ser encontrado em diversas plataformas e tem ilustração que remetem é claro ao Dragon Ball.

Blue Dragon

A exclusiva obra criada pelo Microsoft Studios tem o selo e ilustrações do artista, Blue Dragon é um multi-mídia, composta por anime, mangá e game.

Go! Go! Ackman.

Os jogos da série Go Go Ackman não tiveram lançamento oficial fora do Japão. Nesta série de jogos você controla Ackman, uma criança demônio que colhe almas para o Grande Rei Demônio.

Tobal

lançado para o Playstation no ano de 1996, desenvolvido pela Square CO o jogo com temática Fighting Game (Luta), veio na pegada de Tekken (Namco-1994) que era o sucesso de jogo de luta 3D na época, Tobal foi concebido para pegar uma fatia do mercado que migrava dos sprites (jogos pixelados) para o os poligonais (3D), todos os personagens foram projetados por Akira Toriyama.

Nos despedimos de Akira Toriyama gratos pela sua presença na vida de milhões de pessoas, com suas obras marcando gerações. Deixa um legado com honra, e que vai perdurar por muitos e muitos anos.

About The Author

Verified by MonsterInsights