24 de maio de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Lixo se acumula em bairros de Barra do Piraí sem coleta há uma semana 

Barra do Piraí, RJ – Moradores de diversos bairros de Barra do Piraí, como Caixa D’água Velha e GROTA, estão enfrentando um problema sério com a coleta de lixo. Há quase uma semana, os caminhões não passam pelas ruas, o que resulta em um acúmulo de lixo nas calçadas, mau cheiro e proliferação de insetos. 

Na Rua Alexandre Macedo de Carvalho, no Caixa D’água Velha, um terreno baldio virou um depósito improvisado de lixo. Moradores relatam que pessoas de outros locais também queimam lixo no terreno, intensificando o problema. 

Impacto na vida dos moradores: 

A falta de coleta de lixo está impactando negativamente a vida dos moradores. A professora aposentada, que reside na Rua Alexandre Macedo de Carvalho, relata que não consegue mais ficar na frente de casa por causa do mau cheiro. 

“Segunda, quarta e sexta são os dias de coleta. Segunda não vieram, ontem também não. A gente vai tirando pra rua, mas junta muito bicho também. Nem pode se sentar na frente quando tá ventando por causa do cheiro”, reclamou. 

Em outras ruas, como a Rua João Frutuoso da Costa Silva (GROTA), a situação é similar. A aposentada relata que precisa guardar parte do lixo dentro de casa, pois os animais rasgam as sacolas em busca de material reciclável. 

“Lá nos fundos tem mais lixo, que eu não botei porque eles cavam pra pegar reciclagem, então eu não botei porque não vou ficar limpando, juntando lixo na calçada com setenta e tantos anos”, disse. 

Resposta da Prefeitura: 

A Prefeitura de Barra do Piraí foi notificada sobre o problema e informou que a empresa responsável pela coleta de lixo já foi notificada. A previsão é que a situação seja regularizada em breve. 

Medidas a serem tomadas: 

Enquanto a situação não se normaliza, a Prefeitura pede que os moradores evitem colocar o lixo na rua fora dos dias de coleta. O lixo deve ser armazenado em sacos bem fechados para evitar a proliferação de insetos e o mau cheiro. 

Reivindicações da população: 

A população espera que a coleta de lixo seja regularizada o mais rápido possível. Além disso, os moradores reivindicam uma solução definitiva para o problema da falta de coleta de lixo, que se repete com frequência em diversos bairros da cidade. 

Mobilização da comunidade: 

A comunidade pode se mobilizar para pressionar a Prefeitura a tomar medidas para resolver o problema da coleta de lixo. Uma forma de fazer isso é registrar reclamações na Ouvidoria Municipal. 

Serviço: 

Ouvidoria Municipal de Barra do Piraí: 

  • Telefone: 0800 202 1999. O horário de funcionamento é das 9h às 18h 
  • E-mail: https://transparencia.portalbarradopirai.com.br/index.php/pt/links/305 
  • Site: http://www.barradopirai.rj.gov.br/ 

Esperamos que a situação seja resolvida o mais breve possível para que os moradores de Barra do Piraí voltem a ter um ambiente limpo e saudável. 

About The Author

Verified by MonsterInsights