29 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Inauguração do Centro de Monitoramento de Barra do Piraí traz satisfação e gratidão

Nova central conta com mais de 220 câmeras e auxiliará no trabalho das forças de segurança.

Satisfação, gratidão e a realização de um sonho. É o que representa o Centro de Monitoramento (CIOSP) de Barra do Piraí, inaugurado nesta segunda-feira, dia 30. A solenidade contou com a presença do prefeito Mario Reis Esteves; Comandante do 10º Batalhão de Barra do Piraí, Tenente Coronel Márcio Alexandre Fofano; Comandante da segurança Presente, Tenente Simone Vargas; Comandante da Guarda Municipal, Enoch Sacchi de Mello; Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (ex Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Polícia Civil), Fábio Barucke; secretário de Cidadania e Ordem Pública, José Luiz de Brum Sabença; secretários e vereadores; entidades de classe, além de representantes das forças de segurança: Polícias Civil, Militar e Guarda Municipal.

Dentre as câmeras estão as de OCR, que identificam placas de veículos roubados e, por meio de um convênio com o Ministério da Justiça e Detran, será possível identificar veículos roubados em qualquer lugar do país.

O comandante do 10º Batalhão fala do Centro de Monitoramento de Barra do Piraí, expressou sua satisfação com a inauguração da nova central. Ele destacou que a instalação conta com mais de 220 câmeras de longo alcance, permitindo uma visão completa de 360° em pontos estratégicos do município. Com nove telas de exibição, o monitoramento será realizado 24 horas por dia, auxiliando o trabalho das forças de segurança, como as rondas dos guardas civis municipais e as ações das polícias Civil e Militar. “É uma grande satisfação e a realização de um sonho antigo. Trouxemos para o município o melhor e o mais moderno em monitoramento por câmeras. O uso das tecnologias tem sido fundamental para implantar uma política de segurança mais efetiva, com resposta mais rápida na prevenção e resolução de problemas”, destacou Comandante do 10º Batalhão de Barra do Piraí, Tenente Coronel Márcio Alexandre Fofano.

O trabalho de integração com as forças de segurança no município foi muito destacado e elogiado pelos representantes que estiveram presentes. Delegado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (ex Subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Polícia Civil), Fábio Barucke, ressaltou que a Central de Monitoramento vai beneficiar não apenas o município, mas toda a região. Já o Tenente Coronel Joel Soares Pinto, coordenador do CIOSP destacou que a segurança pública precisa avançar, pois os desafios estão cada vez maiores.

O prefeito Mario Esteves ressaltou que a preocupação com o cenário de segurança pública sempre fez parte das suas pautas.

“Espero que Barra do Piraí se torne referência para outros municípios no serviço de monitoramento e desejo que nossa população se sinta, efetivamente, mais segura. A segurança pública sempre foi uma das minhas prioridades, desde vereador. Agora como prefeito já realizamos vários investimentos para oferecer o melhor para a população”, ressaltou Mario Esteves.

No evento de inauguração do Centro de Monitoramento de Barra do Piraí, até mesmo os críticos ferrenhos estiveram presentes e, para surpresa de todos, aplaudiram de pé o prefeito e o público presente. Essa grande realização é motivo de orgulho para todos os munícipes, mostrando a importância e o impacto positivo que terá na segurança da cidade.

About The Author

Verified by MonsterInsights