Documento foi entregue durante solenidade no Centro Cultural Rosemar Pimentel, Prédio da Antiga Estação de Trens de Barra do Piraí, na última sexta-feira (11/08).
Cerca de 70 artesãos receberam, na última sexta-feira (11), as carteiras nacionais da categoria, entregues pelo Secretário de Turismo, Gustavo Tutuca. A ação vem garantindo aos trabalhadores que recebem o documento em suas cidades, a valorização profissional, além de aumentar o número de cadastros e de renovações.
“Minha maior preocupação é gerar emprego e renda, e o artesanato precisa desse reconhecimento, para que os artesãos sejam respeitados, não apenas como artistas que são, mas como profissionais diferenciados que trabalham a alma do turismo”, disse o titular da Secretaria de Turismo do Estado.
Na oportunidade, o secretário aproveitou para apresentar outras ações que vão garantir a geração de renda para os artesãos, para o turismo e para a população barrense. Neste mesmo dia, foi inaugurada a Superintendência Regional de Turismo do Vale do Café que funcionará no Centro Cultural Rosemar Pimentel, sob o comando do Superintende Regional Wanderson Farias.
O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, agradeceu a presença das autoridades e incentivou o empreendedorismo, sem deixar de valorizar a cultura local. “Fiz questão de estar aqui e participar deste momento tão marcante. Que estas carteirinhas possam significar um novo momento na vida de vocês, artesãos barrenses, e que venham muitas oportunidades de exposição do trabalho lindo que vocês realizam”, afirmou o chefe do Executivo Municipal. Além disso, o gestor destacou o apoio do Secretaria de Turismo do Estado para que seja realizado uma nova remessa das carteiras, que contemple ainda mais empreendedores. De acordo com o Secretário de Turismo, “a Carteira Nacional do Artesão é um documento físico válido em todo o país, que concede benefícios como: participação em feiras nacionais, internacionais, oficinas e cursos, isenção do ICMS, facilidade de acesso ao microcrédito, entre outras vantagens”.
Durante o evento, o secretário da pasta, Jair Ferreira Borges (Paulista Jair), comemorou a retomada das atividades no setor e ressaltou a importância da parceria com o Estado. “É muito gratificante proporcionar reconhecimento profissional para esses artesãos que deixaram de ter renda no período de pandemia em 2020 a 2021e depois uma recessão financeira no Brasil. A nossa cidade tem poucos recursos para investir, mas, mesmo assim, temos feito um trabalho importante para ajudar a área. Muitos têm dificuldade em precificar os seus produtos. Pensando nisso, buscamos parcerias para realizar cursos que suprissem essa demanda, além de elaborar políticas públicas para aquecer o setor”, afirmou.
About The Author
Ronaldo José
Como jornalista, minha paixão pela informação e comunicação moldou minha trajetória profissional. Dedico-me ardentemente a levar notícias de forma ágil e precisa, sem comprometer a imparcialidade. Acredito na importância de apresentar os fatos de maneira transparente, sem viés político, proporcionando ao público uma visão objetiva e clara dos acontecimentos que influenciam suas vidas. Siga-me nas redes sociais para acompanhar de perto meu compromisso com a verdade e participar das discussões que promovem uma compreensão mais profunda do mundo ao nosso redor. Vamos construir juntos uma comunidade informada e engajada. Me siga e faça parte dessa busca pela notícia imparcial e confiável.
https://www.facebook.com/home.php
https://www.instagram.com/?hl=pt-br
https://twitter.com/home