29 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Artesãos de Barra do Piraí recebem carteira nacional da categoria

Documento foi entregue durante solenidade no Centro Cultural Rosemar Pimentel, Prédio da Antiga Estação de Trens de Barra do Piraí, na última sexta-feira (11/08).

Cerca de 70 artesãos receberam, na última sexta-feira (11), as carteiras nacionais da categoria, entregues pelo Secretário de Turismo, Gustavo Tutuca. A ação vem garantindo aos trabalhadores que recebem o documento em suas cidades, a valorização profissional, além de aumentar o número de cadastros e de renovações.

“Minha maior preocupação é gerar emprego e renda, e o artesanato precisa desse reconhecimento, para que os artesãos sejam respeitados, não apenas como artistas que são, mas como profissionais diferenciados que trabalham a alma do turismo”, disse o titular da Secretaria de Turismo do Estado.

Na oportunidade, o secretário aproveitou para apresentar outras ações que vão garantir a geração de renda para os artesãos, para o turismo e para a população barrense. Neste mesmo dia, foi inaugurada a Superintendência Regional de Turismo do Vale do Café que funcionará no Centro Cultural Rosemar Pimentel, sob o comando do Superintende Regional Wanderson Farias.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, agradeceu a presença das autoridades e incentivou o empreendedorismo, sem deixar de valorizar a cultura local. “Fiz questão de estar aqui e participar deste momento tão marcante. Que estas carteirinhas possam significar um novo momento na vida de vocês, artesãos barrenses, e que venham muitas oportunidades de exposição do trabalho lindo que vocês realizam”, afirmou o chefe do Executivo Municipal. Além disso, o gestor destacou o apoio do Secretaria de Turismo do Estado para que seja realizado uma nova remessa das carteiras, que contemple ainda mais empreendedores. De acordo com o Secretário de Turismo, “a Carteira Nacional do Artesão é um documento físico válido em todo o país, que concede benefícios como: participação em feiras nacionais, internacionais, oficinas e cursos, isenção do ICMS, facilidade de acesso ao microcrédito, entre outras vantagens”.

Durante o evento, o secretário da pasta, Jair Ferreira Borges (Paulista Jair), comemorou a retomada das atividades no setor e ressaltou a importância da parceria com o Estado. “É muito gratificante proporcionar reconhecimento profissional para esses artesãos que deixaram de ter renda no período de pandemia em 2020 a 2021e depois uma recessão financeira no Brasil. A nossa cidade tem poucos recursos para investir, mas, mesmo assim, temos feito um trabalho importante para ajudar a área. Muitos têm dificuldade em precificar os seus produtos. Pensando nisso, buscamos parcerias para realizar cursos que suprissem essa demanda, além de elaborar políticas públicas para aquecer o setor”, afirmou.

About The Author

Verified by MonsterInsights