22 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

SIPAT da Light em Santa Branca SP: Conscientização em Segurança e Saúde no Trabalho

Evento reuniu mais de 20 colaboradores e abordou temas essenciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável.

A primeira geradora de energia elétrica do Vale do Paraíba foi a Usina Hidrelétrica Santa Branca, que teve suas obras iniciadas em 1957 e concluídas em 1961. O empreendimento foi realizado pela Light and Power Company, uma importante empresa concessionária de energia elétrica na época, que fez história tanto no Estado de São Paulo quanto no Rio de Janeiro. Além da preocupação com a geração de energia elétrica para os consumidores do Vale do Paraíba, a Light também tinha uma grande preocupação com o controle da vazão do rio Paraíba do Sul, que já na época tinha uma parte importante de seus caudais desviados para o Complexo Hidrelétrico de Lajes, da própria Light, no Estado do Rio de Janeiro. A Usina Hidrelétrica de Santa Branca tem uma capacidade instalada de 62 MW e inundou uma área de 27,5 km² para a formação do seu reservatório.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) da Light, realizada na cidade de Santa Branca, no último dia 28 de novembro, foi um sucesso. O evento contou com a participação de mais de 20 colaboradores, entre funcionários próprios e terceirizados, que puderam aprender sobre temas relevantes para a segurança e a saúde no trabalho.

A programação da SIPAT foi dividida em palestras e atividades práticas. Dentre os temas abordados, destaque para:

Combate ao Uso de Drogas: O palestrante Luís Carlos Paulista, especialista em dependência química, falou sobre os riscos do uso de drogas, não apenas do ponto de vista da saúde individual, mas também os impactos que esse comportamento pode gerar no ambiente profissional. Ele alertou sobre os sinais de dependência, as consequências físicas, psicológicas e sociais, e as formas de prevenção e tratamento. Ressaltou sobre o alcoolismo e o uso de drogas, ressaltando os riscos, as causas e os efeitos dessas substâncias no organismo e no comportamento. Ele também apresentou as estratégias para buscar ajuda e recuperação, e os serviços disponíveis na rede pública de saúde, principalmente na própria empresa.

Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): O técnico de segurança Mario Salazar, da Light, falou sobre as práticas corretas e a importância do uso de EPIs para a prevenção de acidentes e riscos ocupacionais. Ele demonstrou o uso adequado dos equipamentos, como capacetes, luvas, botas, óculos, cintos, entre outros, e esclareceu as dúvidas dos colaboradores sobre as normas e os procedimentos de segurança.

  • Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD): A sensibilização sobre a importância da privacidade e da proteção dos dados pessoais foi um tópico crucial, alinhando os colaboradores às diretrizes da legislação vigente.
  • Gestão Emocional: O gerenciamento do estresse, da ansiedade e das emoções no ambiente de trabalho foi abordado, oferecendo ferramentas para uma melhor saúde mental.

Na avaliação do superintende da Light, Renato Osorio, a palestra sobre EPIs foi muito esclarecedora. “Onde atuo hoje temos funcionários que trabalham na sede social e que precisam usar EPIs e a diretoria tem a responsabilidade de gerenciar questões dos associados, cabendo a mim fiscalizar e fazer com que toda a minha equipe utilize os EPIs para que a saúde de todos e da empresa caminhe junto”, disse.

O terceirizado da empresa, também aprovou a programação. “As palestras foram tranquilas, esclarecedoras quanto às dúvidas que eu tive”, afirmou.

O evento reforçou o compromisso da Light com a segurança e o bem-estar dos trabalhadores, além de promover a troca de conhecimentos e experiências entre os participantes.

O Portal Nossa Região enaltece a participação ativa de todos os envolvidos no evento e reafirma seu compromisso contínuo com a promoção de ações que visam a segurança, saúde e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

About The Author

Verified by MonsterInsights