24 de maio de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e 14ª Reunião da Rede Global de Cidades Antirracistas marcam compromisso com a luta antirracista em Barra do Piraí 

Barra do Piraí, RJ – 16 de março de 2024 – Na última sexta-feira (15), o Auditório da UNIMED/Barra do Piraí foi palco de um evento histórico para a cidade: a posse do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR/B) e a 14ª Reunião da Rede Global das Cidades Antirracistas. 

O encontro reuniu representantes de diversos setores da sociedade civil, autoridades locais e membros da Rede Global, em um compromisso coletivo para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial em Barra do Piraí. 

Posse do COMPIR/BP 

A cerimônia de posse do COMPIR/B marcou a oficialização do novo Conselho, composto por representantes da sociedade civil e do governo municipal. O Conselho terá a responsabilidade de formular e acompanhar políticas públicas para a promoção da igualdade racial no município. 

14ª Reunião da Rede Global de Cidades Antirracistas 

Na sequência da posse, a 14ª Reunião da Rede Global de Cidades Antirracistas reuniu representantes de cidades de todo o mundo para discutir e aprovar medidas para o combate ao racismo e a promoção da igualdade racial. 

Importância do evento 

O evento foi de suma importância para Barra do Piraí, pois consolidou o compromisso da cidade com a luta antirracista e a promoção da igualdade racial. Além disso, a reunião da Rede Global proporcionou um espaço para o intercâmbio de experiências e boas práticas entre diferentes cidades. 

Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial 

O Pacto de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial – Rede Global de Cidades Antirracistas, ao qual Barra do Piraí aderiu, está alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e conta com a parceria da Unesco. 

O Pacto é baseado em quatro diretrizes: 

  • Governança Integrada e Desenvolvimento Territorial: Busca promover a participação da sociedade civil na formulação e implementação de políticas públicas para a igualdade racial. 
  • Educação, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação: Incentiva ações para a promoção da igualdade racial no âmbito da educação, pesquisa e inovação. 
  • Combate às Desigualdades Étnico-Raciais e ao Preconceito: Visa combater as desigualdades étnico-raciais e o preconceito em todas as suas formas. 
  • Patrimônio Cultural e Direito à Cidade: Reconhece a importância do patrimônio cultural afrodescendente e garante o direito à cidade para todas as pessoas, independentemente de sua raça ou etnia. 

Compromisso com a luta antirracista 

A posse do COMPIR/B e a 14ª Reunião da Rede Global de Cidades Antirracistas demonstram o compromisso de Barra do Piraí com a luta antirracista e a promoção da igualdade racial. O evento foi um marco importante para a cidade e representa um passo fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos. 

Para mais informações: 

About The Author

Verified by MonsterInsights