21 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Pela primeira vez, cerca de cinquenta mulheres se reuniram para falar sobre política em Barra do Piraí

“Desde o início da República, em 1889, o país teve apenas uma presidente, Dilma Rousseff, e apenas 16 governadoras mulheres. Dessas, somente oito foram eleitas para o cargo, enquanto as demais eram vice-governadoras que assumiram o posto após a saída do titular.

As oito eleitas governaram seis estados: Maranhão, Rio Grande do Norte, Pará, Rio de Janeiro, Roraima e Rio Grande do Sul, sendo que três delas foram no Rio Grande do Norte. Aliás, esse estado nordestino é pioneiro em participação feminina na política. Foi o primeiro, em 1927, a autorizar as mulheres a votar e serem votadas. Também foi, em 1928, o primeiro do país a eleger uma prefeita: Alzira Soriano, na cidade de Lajes.

Somente com o Código Eleitoral de 1932, há 90 anos, o voto feminino foi autorizado em todo o Brasil. As brasileiras, então, puderam ir às urnas e eleger seus representantes. Entre eles, destaca-se a eleição de uma mulher, Carlota Pereira de Queirós, em São Paulo, como deputada pioneira do Parlamento.

Atualmente, as mulheres representam apenas 15% das cadeiras na Câmara dos Deputados e 13% no Senado. Nas assembleias estaduais, a situação é a mesma: apenas 161 mulheres foram eleitas, o que também representa uma média de 15% do total de cargos.” Fonte: Agência Senado.

Apesar de as mulheres representarem atualmente 53% de todo o eleitorado brasileiro (cerca de 77,8 milhões), elas ainda são minoria em cargos políticos. Nas eleições de 2018, as mulheres constituíram 15,49% dos deputados estaduais eleitos e apenas 3,7% dos governadores em todo o país, de acordo com o Mapa das Mulheres na Política 2020, relatório publicado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela União Interparlamentar (UIP).

Barra do Piraí precisa avançar na questão da representação feminina na política. A população, segundo o último censo (2022), é de 92.883 pessoas, representando uma queda de -2,03% em comparação com o Censo de 2010, sendo que as mulheres correspondem a 52,34%. Na reunião do sábado, 01/07, participaram o prefeito Mário Esteves, os secretários de Saúde e Governo, além da representante do Instituto Movimenta Mulheres.

“Mulheres na política: a luta continua” foi o tema do evento, que contou com a participação de cinquenta mulheres presentes, representando uma só voz. Autoridades municipais também estiveram presentes.

Ao discursar, Prefeito Mário Esteves ressaltou a importância de as mulheres participarem das eleições não apenas como cotas, mas como participantes em igualdade com os homens. “Em Barra do Piraí, cerca de cinquenta mulheres querem participar das eleições municipais. me surpreendi com o convite de estar aqui para falar de mulher na política, sinceramente não esperava encontrar esse número nunca antes visto, quero aqui parabenizar a cada uma de vocês pelo convite e pela determinação de ingressar na política, dou uma sugestão de montar uma nominata inteira somente de mulheres, vejo aqui que há uma determinação de cada uma de vocês, sendo que Barra do Piraí a população feminina é bem maior, fica ai a dica.”

About The Author

Verified by MonsterInsights