19 de junho de 2024

Igreja Católica Centenária Abandonada em Vargem Alegre

Em uma rua sem saída no alto de Vargem Alegre, distrito de Barra do Piraí, encontra-se uma igreja católica abandonada. A igreja não tem mais nome, tampouco identificação. Foi construída há mais de cem anos, mas hoje está em ruínas.

O acesso à igreja é fácil. A entrada é ampla e as portas estão abertas. O interior da igreja é impressionante. O forro está totalmente destruído pela ação do tempo e o telhado está parcialmente destruído. O ar é pesado e úmido, e a poeira é espessa. Pequenos insetos saem de todos os cantos.

É fácil perceber que, em algum período, houve uma tentativa de reforma. As paredes estão intactas, mas as janelas estão com lonas rasgadas e vidros quebrados. As portas estão totalmente destruídas e a entrada principal está protegida por mourões de cerca para impedir a entrada de animais. O altar está intacto, mas sem os artefatos de decoração.

Na parte externa, ainda existe uma torre própria para o sino, que também apresenta um cenário de abandono.

O cenário é desolador, mas também é bonito, de uma forma melancólica. A igreja parece estar em um estado de limbo, entre o passado e o futuro. É como se estivesse esperando por algo, ou alguém, que nunca mais virá.

Mesmo abandonada, a igreja ainda é um lugar de paz e reflexão. É um local onde é possível esquecer do mundo lá fora e se conectar com a espiritualidade.

Aproveitei a oportunidade para fazer uma oração. Pedi a Deus que abençoasse a igreja e que a preservasse para as futuras gerações.

Fotos- Ronaldo Jose da Silva

About The Author

2 respostas

  1. Interessante! Também sou jornalista e quero muito fazer uma matéria sobre essa Igreja de Nossa Senhora das Graças, de propriedade particular (nem da Dioceses de Barra do Piraí e nem da Prefeitura), localizando o povo que gosta e cuida dessa igreja para falar um pouco mais sobre o passado centenário dessa bela igreja!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Verified by MonsterInsights