21 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Aumento da população em situação de rua preocupa autoridades e moradores em Barra do Piraí

Número crescente de pessoas vivendo debaixo de pontes e condições precárias causa mudanças graves na cidade.

O aumento da população em condições de rua em Barra do Piraí tem sido uma preocupação tanto para as autoridades quanto para os moradores locais. Esse problema tem causado mudanças graves no cenário da trigésima maior cidade do estado, com pessoas agora vivendo debaixo de pontes, como a ponte da Rede Ferroviária ao lado do subterrâneo que dá acesso da Moreira dos Santos a rua Dr. Morais Barbosa, que corta o Centro da cidade.

Imagens registradas pelo Portal Nossa Região mostram uma estrutura montada com lençóis, formando uma espécie de parede e barracos improvisados. Além disso, é possível ver roupas longas e muito entulhadas.

De acordo com dados extraoficiais, há um total de 29 pessoas em situação de rua, sendo que 17 delas são fixas, ou seja, moram nas ruas, e as outras 12 estão em situação de rotatividade, ou seja, estão temporariamente em situação de rua.

O aumento significativo no número de pessoas em situação de rua ocorreu em um curto período de tempo. A Prefeitura está mapeando os locais ocupados por esses grupos tentando viabilizar melhores condições e cadastrar para projetos oferecidos pela assistência social, mas eles acabam sempre migrando.

Outra preocupação é a recuperação dessas pessoas, principalmente aquelas que são usuárias de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. De forma emergencial, o município já oferece atendimentos por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e de Saúde, com acompanhamentos constantes e realização de testes.

About The Author

Verified by MonsterInsights