21 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

História da igreja de São José, localizada no centro da praça Genésio Soares em São José do Turvo

Pelos idos de 1730, as terras onde se localiza o Distrito de São José do Turvo, o 3º e maior distrito de Barra do Piraí, pertencia ao curato de Nossa Senhora da Conceição do Campo Alegre da Paraíba Nova, que os índios chamaram de Timburibá. Quando o curato foi elevado a freguesia em 1756, seus limites alcançavam também o futuro curato de Nossa Senhora das Dores do Além Paraíba, hoje Dorândia.

Igreja de São José

Localizada no centro da Praça Genésio Soares, foi construída em 1867, tem altar todo decorado com desenhos em alto relevo. Exibe uma imagem de São José em tamanho natural, esculpida em madeira. Guarda também outras imagens do século 19. Sua fachada é em alvenaria, branca e cinza, com duas colunas laterais, portas e janelas em forma de arco, apresenta fachada frontal em alvenaria, pintada de branco e cinza, com duas colunas laterais, portas e janelas em forma de arco. Possui torre sineira com janelas e um crucifixo no topo. Nas paredes laterais, vitrais em forma de círculo. Seu interior ainda conserva o estilo do século passado e possui altar todo decorado com desenhos em alto relevo, onde se encontra a antiga imagem de São José em tamanho natural esculpida em madeira. Além desta, guarda outras imagens do século passado.

O Portal Nossa Região, revela através de fotos um pouquinho mais sobre São José do Turvo em especial a Igreja de são José, uma relíquia que poucos conhece, uma volta ao passado ao adentrar nessa igreja tão bem conservada.

About The Author

Verified by MonsterInsights