22 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Entrevista: tenente Simone Vargas fala sobre um ano da segurança presente em Barra do Piraí

Quem é Simone Vargas. Por que decidiu ser policial militar?

Tenho 38 anos, sou policial militar há 17 anos. Sempre almejei seguir carreira militar e encontrei, na PM, minha realização profissional.

Inicialmente, fiz o concurso para soldado no ano de 2005. Fui aprovada e ingressei nas fileiras da Corporação no ano seguinte. Em 2011 fui aprovada no Concurso para o Oficialato, permanecendo no Curso de Formação de Oficiais durante três anos, na Academia de Polícia Militar, no Rio de Janeiro.

Depois de formada, servi no 38º e no 10º Batalhão.

Atualmente estou à frente da Coordenação da Operação Segurança Presente Barra do Piraí.

A Senhora assumiu o comando da segurança presente há cerca de um ano. É possível fazer uma avaliação do município neste tempo.  Como foi o processo da vinda da senhora para Barra do Piraí?

Eu já pertencia ao efetivo do 10º Batalhão, responsável pelo policiamento de Barra do Pirai. Estava na Unidade desde 2019 e, em 2022, tive a oportunidade e a honra de estar à frente da Coordenação da Operação Segurança Presente do município.

E a receptividade da população? Como está sendo?

A Operação Segurança Presente possui três alicerces básicos: Segurança Pública, Abordagem de Proximidade e Serviço Social.

Temos a proposta de realizar o policiamento de proximidade e a resposta das pessoas no nosso município é sempre positiva. Somos acolhidos diariamente e, dessa forma, conseguimos realizar de forma totalmente eficiente a nossa proposta.

Posso dizer que a receptividade da população foi a melhor possível desde o nosso primeiro dia de serviço. E, diariamente, nossas equipes realizam as abordagens de proximidade, recebendo inúmeros elogios da nossa população.

A Senhora tem estado muito presente em Barra do Piraí, participando inclusive de vários eventos, como o Ato Cívico da Independência e em várias cerimonias barrense durante esse ano das Segurança Presente. Pretende continuar tendo essa integração com a comunidade?

Certamente. Manter a integração com a nossa população é essencial para o sucesso do nosso Programa. Ando pelas ruas de Barra do Piraí interagindo com as pessoas e, assim, ouço as principiais demandas e cuido daquelas que são inerentes ao serviço prestado pela Operação.

Além disso, me mantenho bem próxima a outros Projetos Sociais que acontecem no prédio ao lado da nossa base, compareço às reuniões que acontecem mensalmente no 10º Batalhão com a participação de representantes das escolas do município, vou também a algumas reuniões com as equipes do CREAS, além de participar ainda de diversos eventos que acontecem na cidade. Tudo isso, para que eu mantenha próxima e estabeleça uma saudável relação de confiança entre a nossa Base e a nossa população.

Como funciona o grupamento da Segurança Presente de Barra do Piraí?

Nossas equipes atuam na região centro-comercial do município, todos os dias, durante o horário de 8h às 20h. Temos em torno de 20 policiais atuando na Operação, além de Agentes Civis que também compõem as equipes. Utilizamos as modalidades de policiamento motorizado (carro, moto e van) e também a pé.

O corpo Militar da Segurança presente é suficiente para uma cidade como Barra do Piraí, que possui 92.883 mil habitantes?

A Operação Segurança Presente atua na região centro comercial. Desde a inauguração do Programa não houve registros de crimes como homicídio ou roubo na nossa área de atuação, o que indica que estamos atuando de forma eficiente no município, dentre os princípios que norteiam a Operação Segurança Presente.

Moradores de rua: drogas e álcool são os grandes vilões, como a senhora vê essa situação?

Para as pessoas em situação de rua, nosso programa tem algumas propostas de assistência social, mas todas dependem da participação voluntária por parte dessas pessoas. Um exemplo é a proposta “De volta ao lar” que fazemos quando identificamos PSR em nossa área, oriundos de outros municípios e que desejam retornar à sua cidade de origem.

Na nossa área de atuação, uma queixa que recebíamos constantemente por parte da população, era sobre as pessoas em situação de rua na Praça Nilo Peçanha. Passamos então a colocar nossa van, atuando como uma base móvel, no interior da praça – próximo ao coreto – mantendo um policiamento exclusivamente no interior da praça. Com tal medida, a sensação de segurança aumentou e recebemos inúmeros elogios.

Durante esse primeiro ano Barra do Piraí enfrentou uma onda de roubos e furtos no comércio. Tiveram casos que foram registradas, ocorrências do tipo em apenas 5 dias. Como este crime deve ser combatido?

Neste primeiro ano, não houve registros de roubo na área de atuação da Operação Segurança Presente Barra do Piraí. A maioria dos casos de furto teve rápida resposta por parte das nossas equipes, sendo recuperada a res furtiva e os indivíduos responsáveis pelos crimes foram presos.

A forma que utilizamos para combater tais crimes é através do policiamento distribuído de forma estratégica, atuando de forma preventiva.

Outra ocorrência que tem chamado a atenção é o envolvimento de jovens em crimes. Como combater isso?

A Operação Segurança Presente Barra do Piraí atua, em algumas demandas, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social. Entre as reuniões que participei eu pude observar que a prefeitura possui inúmeros programas de políticas e serviços sociais voltados para este público, com o objetivo de manter os jovens de Barra do Piraí afastados do mundo do crime.

O que a população barrense pode esperar de seu comando para o próximo ano?

A população pode esperar minha dedicação, empenho e compromisso através dos trabalhos que realizamos em prol da nossa cidade.

Qual é o recado que a senhora deixa para a população barrense?

A população barrense é uma das mais ordeiras e acolhedoras que já conheci e tive a oportunidade de trabalhar.

E o recado que eu deixo é: contem com a nossa equipe da Operação Segurança Presente. Estamos diariamente nas ruas, trabalhando e dedicando o nosso melhor para garantir os melhores resultados tal qual a população barrense merece.

Suas considerações finais?

Por fim, agradeço a todos pelo apoio ao nosso Programa. O 10º Batalhão, a Prefeitura, a Câmara de Vereadores, os comerciantes, a imprensa e nossa população de uma maneira geral são todos grandes parceiros e apoiadores da nossa causa. O sucesso da Operação advém desse suporte e amparo.

Muito obrigada. Contem sempre com a gente!

About The Author

Verified by MonsterInsights