24 de maio de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial debate pautas diversas em reunião extraordinária 

Barra do Piraí, 11 de abril de 2024 – O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) realizou nesta quinta-feira (11) uma reunião extraordinária para debater diversas pautas de grande importância para a comunidade. 

Esclarecimento sobre a atuação do COMPIR 

Em um dos pontos da pauta, a presidente do COMPIR, Luciene Mariano, esclareceu que o conselho não tem direcionamento para nenhuma religião específica. “O COMPIR é composto por membros de diversas religiões, como católica, evangélicas, umbandistas, candomblecistas e outras. Nossa atuação é focada na promoção da igualdade racial para todas as pessoas, independente de crença”, afirmou. 

Comemorações do Dia de São Jorge 

Além das questões pertinentes à promoção da igualdade racial, o Conselho também dedicou um momento para discutir as comemorações do Dia de São Jorge, que estão agendadas para o dia 23 de abril no Clube Royal Esporte Clube. A programação promete ser diversificada e empolgante, incluindo uma missa em homenagem ao santo guerreiro, apresentações de música ao vivo e uma variedade de comidas típicas. Este grande evento, idealizado pelo senhor Paete Abud, reflete não apenas a devoção religiosa, mas também a importância cultural e comunitária das celebrações em honra a São Jorge. 

Evento em homenagem ao Dia da Abolição da Escravidão 

Um dos principais destaques da reunião foi a organização de um evento em homenagem ao Dia da Abolição da Escravidão, que será realizado no dia 15 de maio na Câmara Municipal de Barra do Piraí. O evento, intitulado “Revisitando 13 de Maio”, terá como tema central a discussão das relações sociais e dos impactos da abolição da escravidão no Brasil. 

Elogios aos novos membros jovens 

A presidente do COMPIR, Luciene Mariano, aproveitou a oportunidade para elogiar os novos membros jovens do conselho. “A participação de jovens é fundamental para renovar o COMPIR e trazer novas perspectivas para o nosso trabalho. Agradeço a cada um por se comprometer com a luta pela igualdade racial”, disse. 

Momento de descontração 

Ao final da reunião, os membros do COMPIR protagonizaram um momento hilário durante a explicação de um dos membros. A falta de clareza na comunicação gerou um mal-entendido que proporcionou risadas entre os presentes. 

Sobre o COMPIR 

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR) é um órgão colegiado de caráter permanente, com funções normativas, deliberativas, consultivas, fiscalizadoras e avaliadoras das políticas públicas municipais que visam à promoção da igualdade racial. O conselho é composto por representantes da sociedade civil e do poder público municipal. 

Contato 

Para mais informações sobre o COMPIR, entre em contato com a secretaria do conselho pelo telefone 24426038  e e-mail casadosconcelhos@barradopirai.rj.gov.br 

About The Author

Verified by MonsterInsights