29 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Cartão Recomeçar: uma ajuda para as famílias vítimas de acidentes naturais em Barra do Piraí

Cerimônia realizada na última segunda-feira entregou 54 cartões de débito, no valor de R$ 3 mil cada um, para famílias que tiveram suas casas e bens danificados

Barra do Piraí, 29 de novembro de 2023 – Na última segunda-feira, 27 de novembro, foi realizada uma cerimônia de entrega do Cartão Recomeçar, um benefício do Governo do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com as prefeituras, para as famílias que foram atingidas por acidentes naturais, como cheias, desabamentos, deslizamentos e incêndios. O evento aconteceu no auditório do polo barrense do Centro Universitário de Valença (UniFAA), e contou com a presença da secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Rosângela Gomes, e do prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves.

Foram entregues 54 cartões de débito, no valor de R$ 3 mil cada um, para as famílias que tiveram suas casas e seus bens danificados pelos acidentes naturais. O dinheiro poderá ser usado para a compra de móveis, eletrodomésticos, materiais de construção, entre outros itens necessários para a reconstrução das moradias e a recuperação da qualidade de vida. O cartão é de uso exclusivo dos beneficiários, que devem apresentar o CPF e um documento de identidade para efetuar as compras.

O Cartão Recomeçar é um programa criado pelo Decreto nº 48.057, de 2 de maio de 2022, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de apoiar as vítimas de acidentes naturais em todo o estado. O programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social, que fazem o cadastro e a seleção das famílias elegíveis. Em Barra do Piraí, foram atendidas as famílias que sofreram com as cheias dos rios Piraí e Sacra Família, que ocorreram no início deste ano.

A secretária Rosângela Gomes destacou a importância do Cartão Recomeçar como uma forma de solidariedade e de respeito às pessoas que perderam tudo por causa dos acidentes naturais. Ela lembrou da sua própria experiência, quando era adolescente e morava em Nova Iguaçu, e teve sua casa inundada. Ela disse que naquela época não havia nenhum programa como esse, e que as famílias dependiam da ajuda dos vizinhos e dos parentes para se reerguer. Ela elogiou a iniciativa do governador Cláudio Castro, que teve a sensibilidade de criar esse benefício, que é um aporte para o recomeço das famílias.

O prefeito Mario Esteves agradeceu ao Governo do Estado pela parceria e pela atenção com o município de Barra do Piraí, que foi um dos mais afetados pelas cheias dos rios. Ele ressaltou a importância dos serviços de dragagem dos rios, que foram realizados pelo Estado, e que contribuíram para a prevenção de novas enchentes. Ele também enfatizou a importância dos serviços de conscientização nas comunidades, liderados pela Defesa Civil, que orientam os moradores sobre os riscos e as medidas de segurança em caso de acidentes naturais. Ele disse que, felizmente, não houve nenhuma vítima fatal em Barra do Piraí, mas que esse é um momento de recomeço para as famílias que tiveram suas vidas afetadas.

Familiares comemoram a chegada do benefício

Entre as famílias beneficiadas estava a de Maria da Penha, que mora no bairro São José. Ela perdeu tudo quando a casa dela foi inundada pelas cheias do rio Piraí. “Eu fiquei muito feliz quando soube que ia receber esse cartão. É um alívio para a gente, que está precisando de tudo”, disse ela.

Maria da Penha contou que ainda não sabe o que vai comprar com o dinheiro, mas que vai investir em móveis e eletrodomésticos para a nova casa que está construindo. “Eu quero reconstruir a minha vida e dar uma vida melhor para a minha família”, afirmou.

O Cartão Recomeçar é uma importante medida de apoio às famílias que foram vítimas de acidentes naturais. O benefício ajuda a garantir que essas famílias tenham condições de reconstruir suas vidas e retomar suas atividades cotidianas.

About The Author

Verified by MonsterInsights