19 de junho de 2024

Reunião na Câmara de Barra do Piraí aborda Fomento do Consórcio de Políticas Públicas sobre Drogas na Região do Médio Paraíba

Na tarde desta segunda-feira (04), a Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química (SUBPREDEQ), Mariléia de Paula, promoveu uma reunião na Câmara de Vereadores de Barra do Piraí, reunindo representantes dos doze municípios da Região do Médio Paraíba. O encontro visou discutir o fomento do Consórcio de Políticas Públicas sobre Drogas, destacando a importância da colaboração intermunicipal no enfrentamento desse desafio.

Durante a discussão, o discurso da subsecretária, Mariléia de Paula, foi marcado pela abordagem de temas cruciais. Entre eles, destacam-se a criação do estatuto do consórcio, a delimitação das áreas de atuação e as estratégias de financiamento. Além disso, foram apresentadas sugestões para que os representantes municipais direcionem seus esforços de forma efetiva. Isso inclui a interação com a gestão municipal, a verificação da atuação do Conselho Municipal, a existência de uma Instância da Política sobre Drogas e a indicação de um representante da Câmara dos Vereadores para estabelecer uma proximidade com a SUBPREDEQ. Essas medidas visam fortalecer a cooperação e a articulação entre os órgãos públicos, a sociedade civil e o setor privado, para enfrentar o desafio das drogas de forma conjunta e eficaz.

No discurso do vereador Luís Carlos Paulista, ele fala com muito entusiasmo sobre o Consórcio idealizado pela SUBPREDEQ. Esse Consórcio busca fortalecer a cooperação entre os municípios da Região do Médio Paraíba no enfrentamento do problema das drogas. Seus objetivos incluem a integração das políticas públicas sobre drogas na região, o acesso ampliado a serviços de prevenção, tratamento e reinserção social, e o fortalecimento da articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e setor privado. A participação dos municípios é voluntária, consolidando uma rede colaborativa para lidar com esse desafio de forma conjunta.

Com o intuito de otimizar o processo, os participantes foram incentivados a realizar o curso virtual na Escola de Governo (ENAP), intitulado “Consórcios Públicos Intermunicipais”, para uma compreensão mais aprofundada do tema. O próximo encontro do consórcio está programado para março de 2024, em um município a ser definido.

Sobre o Consórcio de Políticas Públicas sobre Drogas da Região do Médio Paraíba

Idealizado pela SUBPREDEQ, o Consórcio busca fortalecer a cooperação entre os municípios da Região do Médio Paraíba no enfrentamento do problema das drogas. Seus objetivos incluem a integração das políticas públicas sobre drogas na região, o acesso ampliado a serviços de prevenção, tratamento e reinserção social, e o fortalecimento da articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e setor privado. A participação dos municípios é voluntária, consolidando uma rede colaborativa para lidar com esse desafio de forma conjunta.

About The Author

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Verified by MonsterInsights