21 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

Reunião na Câmara de Barra do Piraí aborda Fomento do Consórcio de Políticas Públicas sobre Drogas na Região do Médio Paraíba

Na tarde desta segunda-feira (04), a Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química (SUBPREDEQ), Mariléia de Paula, promoveu uma reunião na Câmara de Vereadores de Barra do Piraí, reunindo representantes dos doze municípios da Região do Médio Paraíba. O encontro visou discutir o fomento do Consórcio de Políticas Públicas sobre Drogas, destacando a importância da colaboração intermunicipal no enfrentamento desse desafio.

Durante a discussão, o discurso da subsecretária, Mariléia de Paula, foi marcado pela abordagem de temas cruciais. Entre eles, destacam-se a criação do estatuto do consórcio, a delimitação das áreas de atuação e as estratégias de financiamento. Além disso, foram apresentadas sugestões para que os representantes municipais direcionem seus esforços de forma efetiva. Isso inclui a interação com a gestão municipal, a verificação da atuação do Conselho Municipal, a existência de uma Instância da Política sobre Drogas e a indicação de um representante da Câmara dos Vereadores para estabelecer uma proximidade com a SUBPREDEQ. Essas medidas visam fortalecer a cooperação e a articulação entre os órgãos públicos, a sociedade civil e o setor privado, para enfrentar o desafio das drogas de forma conjunta e eficaz.

No discurso do vereador Luís Carlos Paulista, ele fala com muito entusiasmo sobre o Consórcio idealizado pela SUBPREDEQ. Esse Consórcio busca fortalecer a cooperação entre os municípios da Região do Médio Paraíba no enfrentamento do problema das drogas. Seus objetivos incluem a integração das políticas públicas sobre drogas na região, o acesso ampliado a serviços de prevenção, tratamento e reinserção social, e o fortalecimento da articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e setor privado. A participação dos municípios é voluntária, consolidando uma rede colaborativa para lidar com esse desafio de forma conjunta.

Com o intuito de otimizar o processo, os participantes foram incentivados a realizar o curso virtual na Escola de Governo (ENAP), intitulado “Consórcios Públicos Intermunicipais”, para uma compreensão mais aprofundada do tema. O próximo encontro do consórcio está programado para março de 2024, em um município a ser definido.

Sobre o Consórcio de Políticas Públicas sobre Drogas da Região do Médio Paraíba

Idealizado pela SUBPREDEQ, o Consórcio busca fortalecer a cooperação entre os municípios da Região do Médio Paraíba no enfrentamento do problema das drogas. Seus objetivos incluem a integração das políticas públicas sobre drogas na região, o acesso ampliado a serviços de prevenção, tratamento e reinserção social, e o fortalecimento da articulação entre órgãos públicos, sociedade civil e setor privado. A participação dos municípios é voluntária, consolidando uma rede colaborativa para lidar com esse desafio de forma conjunta.

About The Author

Verified by MonsterInsights