19 de julho de 2024

HOSPITAL COLÔNIA DE VARGEM ALEGRE RECEBERÁ SEGUNDA REINAUGURAÇÃO EM BREVE COM AMPLIAÇÃO DE SERVIÇOS PELA CRUZ VERMELHA BRASILEIRA

O Hospital Colônia de Vargem Alegre, no distrito de Barra do Piraí, receberá sua segunda reinauguração com uma ampliação de serviços oferecidos pela Cruz Vermelha Brasileira, filial na cidade. A obra está orçada em R$ 15 milhões e foi firmada através de um termo de cooperação técnica entre a prefeitura local e a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro.

A história do Hospital Colônia de Vargem Alegre remete ao ano de 1904, quando foi criado o Asilo-Colônia de Vargem Alegre, na antiga Fazenda de Vargem Alegre, em Barra do Piraí. Na época, o asilo foi projetado para abrigar 50 pacientes mentais das cadeias públicas e do Hospício anexo do Hospital São João Batista.

Ao longo dos anos, o local passou por adaptações para atender uma grande demanda de pacientes de diversas localidades do estado, bem como de outros estados do país. Em 1921, a Colônia de Alienados de Vargem Alegre foi reinaugurada com assistência estadual e o psiquiatra Juliano Moreira teve um papel fundamental na reorganização da assistência ao alienado, comprometido com uma filosofia humanista e uma nova visão da ciência psiquiátrica.

O distrito de Barra do Piraí é conhecido por suas grandes extensões de áreas de terra, que possibilitam o desenvolvimento industrial da região, facilitando o acesso à Rodovia Presidente Dutra. O pequeno centro comercial de Vargem Alegre conta com algumas indústrias, como a Cerâmica, além de produções de leite e seus derivados, e vasta área rural, com importantes propriedades de criação de gado de corte e produção de leite.

Com as reformas do antigo Hospital Colônia, a expectativa é de que o local possa aumentar sua capacidade de atendimento, saindo dos cerca de 150 pacientes de longa permanência para aproximadamente 600 leitos, gerando mais de 400 empregos diretos na região barrense. O investimento na região trará ampliação de serviços à população e um importante desenvolvimento para a área.

About The Author

Uma resposta

  1. Depois da porteira arrombada, com a destruição do antigo, belo e centenário casarão do Barão de Vargem Alegre, onde funcionava a seção feminina do Hospital Colônia de Vargem Alegre, marco histórico da psiquiatria no Brasil, para construção de um caixote de concreto, para dar continuidade ao referido Hospital Colônia, eis que, felizmente, com a atuação do profícuo e laborioso Prefeito de Barra do Piraí , Mário Esteves, novamente vem à tona a esperança de se ver a história resgatada. Pena que o material que sobrou da demolição daquele antigo e belo casarão perdeu-se no éter.
    PARABÉNS PREFEITO MÁRIO ESTEVES, continue com sua laboriosa e maravilhosa atuação á frente desse nosso, até então, abandonado Municipio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Verified by MonsterInsights