21 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

“Empoderadas: Celebrando o Empoderamento das Mulheres em Barra do Piraí”

“Evento inspirador reúne autoridades e comunidade para promover o empoderamento feminino na antiga estação reformada”

No dia 25 de setembro das 14H até as 17:30h, na antiga estação reformada, Estação Ferroviária de Trens de Barra do Piraí,  edificação, localizada na Praça Heitor Vale, foi convertida no Centro Cultural Rosemar Muniz Pimentel. O Empoderadas promoveu um evento inspirador com a presença de secretários, vereadores, alunos da Firjan e munícipes. o Programa Empoderadas, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, promove ações de impacto imediato na vida das mulheres no estado. O Empoderadas Social é uma dessas ações, que tem como objetivo resgatar a autonomia e autoestima das mulheres em situação de violência.

O Empoderadas Social oferece uma série de serviços e atividades para as mulheres, como:

– Orientação jurídica e psicológica;

– Cursos de qualificação profissional;

– Apoio para a busca de emprego;

– Auxílio para o acesso a serviços de saúde e educação;

– Atividades de lazer e cultura;

– Espaço de convivência e fortalecimento de vínculos.

Essas ações visam a promover a autonomia das mulheres, capacitando-as para que possam tomar decisões sobre suas próprias vidas e se proteger da violência.

O Empoderadas Social já atendeu a milhares de mulheres no Rio de Janeiro. O programa tem recebido reconhecimento nacional e internacional por seu trabalho de enfrentamento à violência contra as mulheres.

Aqui estão alguns exemplos de como o Empoderadas Social tem impactado a vida das mulheres:

Uma mulher que estava em situação de violência doméstica conseguiu se separar do marido e conseguir um emprego com o apoio do programa.

Uma mulher que havia perdido a autoestima por causa da violência passou a se sentir mais confiante e empoderada após participar dos cursos de qualificação profissional do programa.

Uma mulher que estava isolada da sociedade por causa da violência passou a se relacionar com outras mulheres e participar de atividades culturais com o apoio do programa.

O Empoderadas Social é um programa importante que está contribuindo para a melhoria da vida das mulheres no Rio de Janeiro.

Ao término do evento ao discursarem, o secretário de cultura de Barra do Piraí, Jair Paulista, e ao senhor Caca Munis idealizador e organizador desse evento, foram unanimes as falas que mostrou o empoderamento das mulheres como exemplo para as mulheres barrenses. Foi uma ocasião marcante e inspiradora para todas as participantes.

About The Author

Verified by MonsterInsights