21 de fevereiro de 2024

Portal Nossa Região

Notícias da Região

A Secretaria de Saúde de Barra do Piraí anunciou a criação do Centro Municipal de Autismo, que oferecerá atendimento especializado para pessoas com TEA

Nesta segunda-feira, 18 de dezembro, a Secretaria de Saúde de Barra do Piraí anunciou a criação do Centro Municipal de Autismo por meio de uma live no gabinete do governo. Esse novo centro, que ainda será construído, terá como objetivo atender a população que possui Transtorno do Espectro Autista (TEA). Enquanto o local está em fase de construção, a Secretaria de Saúde realizará uma triagem médica para cadastrar e, posteriormente, admitir os selecionados no projeto relacionado ao tratamento do TEA no município.

Foto: André Marques | Divulgação PMBP

Para participar da triagem, os responsáveis deverão se inscrever através do link liberado pela Secretaria de Saúde, disponível no fim da matéria e também no perfil oficial da Prefeitura de Barra do Piraí no Facebook. O processo de triagem incluirá testagens psicológicas, entrevista médica e exames na área da fonoaudiologia. Inicialmente, a triagem será realizada nos bairros Centro, Califórnia, Vargem Alegre e Ipiabas. Os responsáveis serão informados sobre o dia e horário da triagem.

Durante o anúncio, a presidente do grupo pelo direito dos autistas (GDA), Mariana de Paiva, destacou a importância desse momento e o objetivo de ampliar o acesso ao atendimento para pessoas com TEA. Ela agradeceu o apoio da Saúde e do governo, enfatizando que a inscrição será democrática, com a disponibilização de link e telefone para alcançar a todos. Mariana ressaltou que crianças e adolescentes precisam desse amparo e que o grupo está comprometido em oferecê-lo.

O secretário de saúde interino, Dione Caruzo, parabenizou o governo pela conquista e destacou que essa luta terá agora um respaldo ainda maior. Ele expressou sua felicidade com o início desse grande projeto, o Centro Municipal de Autismo, e enfatizou que o cadastro é o primeiro passo para construir uma jornada que certamente gerará muitos frutos.

O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, expressou sua satisfação com a notícia: “Hoje é um dia muito especial. A construção do Centro Municipal de Autismo é de grande valor para a cidade. Nosso objetivo é atender todas as crianças e adolescentes que necessitam desse suporte. Por isso, convido os pais ou responsáveis a fazerem a inscrição para a triagem. Esse projeto piloto será fundamental e atenderá 200 pessoas por mês.”

Em janeiro, está prevista a inauguração desse importante recurso para a comunidade de Barra do Piraí, que visa oferecer serviços como neuropediatria, psicologia especializada e terapia ocupacional para as pessoas com TEA.

 Informações adicionais:

inscrições para a triagem: https://autismo.barradopirai.rj.gov.br/

O telefone do GDA para maiores esclarecimentos: (24) 992401265

About The Author

Verified by MonsterInsights