Na última quinta-feira (14), representantes do Governo do Estado, municípios e do Governo Federal se reuniram para debater estratégias de prevenção e políticas públicas para o controle do uso de álcool e drogas. O encontro ocorreu durante o 1º Fórum do Conselho Estadual de Políticas Públicas Sobre Drogas do Rio de Janeiro, sediado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Um dos objetivos centrais do fórum foi incentivar as prefeituras a estabelecerem conselhos municipais para lidar com a questão. A Subsecretária de Prevenção à Dependência Química, Mariléia de Paula, ressaltou a importância do evento e da cooperação entre diferentes esferas de governo para efetivar políticas eficazes de prevenção.
Dados da Organização Mundial de Saúde destacam que 6% da população brasileira sofre com algum tipo de dependência química, evidenciando a urgência de investimento em prevenção. Nesse contexto, o diretor do Departamento de Entidades de Apoio e Acolhimento Atuantes em Álcool e Drogas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Sâmio Falcão, enfatizou a importância do debate proposto pela subsecretária Mariléia.
No evento, também foi lançado o Selo Cidade Prevenida, que reconhece municípios que se destacam no trabalho de prevenção e cuidados no controle do uso abusivo de drogas. Nesta primeira etapa, foram premiadas as cidades do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda e Seropédica, com o objetivo de incentivar outros gestores a investir em políticas públicas voltadas para esse fim.
About The Author
Ronaldo José
Como jornalista, minha paixão pela informação e comunicação moldou minha trajetória profissional. Dedico-me ardentemente a levar notícias de forma ágil e precisa, sem comprometer a imparcialidade. Acredito na importância de apresentar os fatos de maneira transparente, sem viés político, proporcionando ao público uma visão objetiva e clara dos acontecimentos que influenciam suas vidas. Siga-me nas redes sociais para acompanhar de perto meu compromisso com a verdade e participar das discussões que promovem uma compreensão mais profunda do mundo ao nosso redor. Vamos construir juntos uma comunidade informada e engajada. Me siga e faça parte dessa busca pela notícia imparcial e confiável.
https://www.facebook.com/home.php
https://www.instagram.com/?hl=pt-br
https://twitter.com/home