9 de outubro de 2024

1º Simpósio de Prevenção e Políticas Públicas sobre Uso de Drogas: Uma Onda de Prevenção na Região dos Lagos 

O 1º Simpósio de Prevenção e Políticas Públicas sobre Uso de Drogas, intitulado “Uma Onda de Prevenção na Região dos Lagos”, ocorreu na Câmara Municipal de Rio das Ostras no sábado, dia 21 de setembro, das 9h às 13h. O evento contou com a participação de diversos civis, militares, governamentais e representantes dos Conselhos Municipais de Rio das Ostras e autoridades de diversas outras regiões. 

Participantes de Destaque 

Entre os presentes, destacaram-se a Subsecretária de Dependência do Estado do Rio de Janeiro, a excelentíssima senhora Mariléia de Paula; o Delegado Civil Titular de Rio das Ostras, Dr. Ronaldo Cavalcante; e a Polícia Militar, por meio do PROERD-RJ, representada pelo 2º Tenente Hélio Vieira. 

Presença de Profissionais e Representantes 

O simpósio também contou com a presença de profissionais da saúde e da educação, além de representantes da Secretaria de Políticas Públicas sobre Drogas de Nova Friburgo, em nome do Secretário Sr. Antônio Fagundes. Representantes de Comunidades Terapêuticas e munícipes de diversas regiões marcaram presença, assim como a senhora Danieli Carvalho, assessora jurídica na assistência social e advogada, representando o município de Barra do Piraí. 

Depoimento Emocionante 

O discurso da Subsecretária de Dependência do Estado do Rio de Janeiro, Mariléia de Paula, foi um depoimento riquíssimo em detalhes, onde relatou os percalços da vida que teve. Quando criança, perdeu o pai e a mãe, foi morar junto com os irmãos sozinha, tendo como tutora a tia, que morava na mesma rua que os pequenos órfãos. Ela nos relatou que era para tudo dar errado devido às escolhas, mas desde cedo sabia o que queria. Formou-se e hoje é subsecretária. Parentes próximos tiveram envolvimento com drogas lícitas e ilícitas. Hoje, ela tem um testemunho que emocionou a todos que estavam na Câmara de Vereadores de Rio das Ostras. Ela finaliza com essa reflexão “É mais fácil construir crianças fortes do que consertar homens quebrados.” Frederick Douglass. Foi ovacionada, muitos com lágrimas nos olhos.

Dinâmica do Papel Amassado 

O Portal Nossa Região, em conversa com a Drª Danieli de Barra do Piraí, falou sobre o encontro e o testemunho da Subsecretária Mariléia de Paula: “Eu tenho acompanhado diversos eventos sobre a Prevenção e Políticas Públicas sobre Uso de Drogas. Este, em especial, me chamou muito a atenção pela participação do PROERD-RJ, representado pelo 2º Tenente Hélio Vieira, que falou com muita emoção do trabalho que vem desenvolvendo na Região dos Lagos junto às crianças do quinto ano da rede municipal e particular. Ao final do discurso, todos os presentes receberam um simples papel em branco onde se praticou a dinâmica do papel amassado. O objetivo da dinâmica do papel amassado é oferecer uma metáfora visual para que as pessoas possam refletir sobre as consequências das suas ações, sobretudo as que forem nocivas — tanto para si mesmas quanto para as outras pessoas. 

Quando cometemos um erro, todos nós temos o direito de consertá-lo e seguir em frente. No entanto, há marcas que ficam para sempre, o que pode comprometer a qualidade das relações que estabelecemos com as pessoas ao longo da vida. A dinâmica do papel amassado é um convite para que pensemos antes de agir, pois remediar pode não ser tão eficaz quanto evitar uma conduta inadequada.” 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights