
Brasília, 23 de julho de 2025 – Lideranças de comunidades terapêuticas de todo o Brasil se reuniu no Auditório do IPOG, em Brasília, para o 3º Fórum Nacional de Comunidades Terapêuticas. O evento, que aconteceu das 9h às 10h30, serviu como um importante encontro preparatório para a Consulta Nacional do CONAD, onde será avaliado o Plano Nacional de Políticas sobre Drogas (PLANAD).
O Fórum reuniu um público diversificado, incluindo representantes de comunidades terapêuticas de todas as regiões do país, capelanias, grupos de mútua-ajuda e diversos movimentos sociais. O objetivo principal foi fortalecer o compromisso com o cuidado, a recuperação e a promoção da dignidade humana, em um espaço de intensa troca de experiências e construção de propostas. A tônica do encontro foi a defesa de um sistema de acolhimento pautado pela fé, espiritualidade, reintegração social e amor ao próximo.
Em meio aos desafios atuais, os participantes reforçaram um compromisso coletivo: garantir que não haja retrocesso nas políticas públicas brasileiras que asseguram o acolhimento com espiritualidade. As conquistas alcançadas, fruto de muita luta e dedicação, devem ser não apenas mantidas, mas ampliadas.

O 3º Fórum Nacional de Comunidades Terapêuticas reafirma a força da união entre instituições que trabalham incansavelmente na transformação de vidas e na construção de uma sociedade mais justa, compassiva e solidária. Uma proposta consolidada, vinda de todas as regiões do Brasil, foi apresentada durante o evento e materializada na Carta Acolhe Brasil, que reúne 22 propostas que serão levadas para a reunião da consulta nacional do CONAD.



About The Author
Ronaldo José
Como jornalista, minha paixão pela informação e comunicação moldou minha trajetória profissional. Dedico-me ardentemente a levar notícias de forma ágil e precisa, sem comprometer a imparcialidade.
Ronaldo José-JORNALISTA:
Registro-0041725/RJ