7 de setembro de 2024

Combate ao Uso Abusivo de Medicamentos: Uma Ameaça à Saúde Pública 

Evento da OABRJ Debate Prevenção ao Uso Abusivo de Medicamentos 

A Ordem dos Advogados do Brasil do Rio de Janeiro (OABRJ) promoveu, nesta quinta-feira, dia 11, um evento sobre a prevenção ao uso abusivo de medicamentos. A iniciativa, organizada pela Comissão Especial de Políticas sobre Drogas da Seccional e pela Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química do Estado do Rio de Janeiro (SUBPREDQ), abordou aspectos fundamentais relacionados à saúde da população. 

Abertura do Evento 

A subsecretária de Prevenção à Dependência Química do Estado do Rio de Janeiro, Marléia de Paula, abriu a palestra elogiando a iniciativa da OABRJ e colocou a subsecretaria à disposição. Ela destacou a importância de conscientizar sobre o uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, ressaltando que o tema da palestra, o uso abusivo de medicamentos, é tão grave quanto o das drogas. 

Importância do Debate 

O presidente da comissão organizadora, Wanderley Rabello, destacou a importância de tratar da saúde pública e da qualidade de vida. “Para promovermos saúde, precisamos falar sobre o uso excessivo de drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas. O uso de qualquer substância sem o controle adequado é, de fato, preocupante. Debater esta pauta é fundamental, especialmente nos dias de hoje, quando percebemos que as pessoas estão, cada vez mais, sem controle no consumo de medicamentos.” 

Riscos do Uso Inadequado de Medicamentos 

O palestrante Daniel Duba Silveira Elia, Mestre em Saúde Pública na subárea de Planejamento e Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela ENSP/FIOCRUZ, ressaltou os riscos do uso inadequado de medicamentos. Daniel possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e Residência Multiprofissional em Saúde Mental no Município do Rio de Janeiro (2010). Atualmente, é Coordenador de Atenção Psicossocial na Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. 

“O uso incorreto de medicamentos pode agravar uma doença, uma vez que sua utilização inadequada pode mascarar determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser redobrada, pois o uso abusivo desses produtos pode aumentar a resistência de micro-organismos, comprometendo a eficácia dos tratamentos. Outra preocupação é a combinação inadequada de medicamentos, onde um pode anular ou potencializar o efeito do outro.” 

Consequências do Uso Irracional de Medicamentos 

Daniel Elia também alertou sobre as consequências do uso irracional de medicamentos, como reações alérgicas, dependência e até morte. “Entre os riscos mais frequentes para a saúde daqueles que se automedicam estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios. Todo medicamento possui riscos, incluindo efeitos colaterais.” 

Depoimento da Drª Danieli Vieira 

Barra do Piraí foi representada pela Dra. Danieli Vieira, jurídico da secretaria de Assistência Social, que destacou ao Portal Nossa Região que muitos medicamentos são consumidos sem orientação profissional, baseando-se apenas em opiniões populares ou suposições individuais. Esse hábito é frequente no dia a dia, tornando fundamental discutir o uso abusivo de medicamentos.

“Essa é uma ação extremamente perigosa que, segundo entidades ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU), será responsável por cerca de 10 milhões de mortes até 2050. Devemos procurar médicos credenciados para o uso de quaisquer medicamentos, desde os mais simples até os de tarja preta.” 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Categorias

Redes Sociais

Verified by MonsterInsights