
Ex-jogador de futebol, que consolidou carreira na Super Liga da Indonésia, se desliga do cargo por motivos pessoais, mas garante apoio à equipe e aos projetos iniciados.
Barra do Piraí, Brasil – A recente saída de Anderson Ribeiro Pereira, conhecido no universo do futebol como Tegão, da Secretaria de Esporte e Lazer de Barra do Piraí (RJ) gerou comoção e muitas especulações na cidade. O ex-jogador, que se tornou figura de respeito por sua trajetória dentro e fora dos gramados, deixou a gestão após oito meses de trabalho, alegando “razões particulares”. Em entrevista exclusiva, Tegão abriu o jogo sobre os motivos de sua decisão, os desafios da pasta e o legado de sua breve, mas impactante, passagem.
Portal Nossa Região: Muitos em Barra do Piraí lamentaram sua saída, destacando sua dedicação e integridade. O que o motivou a deixar um cargo tão importante na cidade, especialmente quando o Portal Nossa Região aponta que os resultados de sua gestão são amplamente reconhecidos?
Anderson Ribeiro Pereira – “Tegão”: Primeiramente, gostaria de agradecer a prefeita Kátia Miki pela oportunidade e confiança. Também quero agradecer e parabenizar toda a equipe da SMEL, que foi fundamental nestes 8 meses de trabalho. É uma equipe muito técnica e, o principal, com muita vontade de trabalhar pelo esporte. O motivo da minha saída não tem nada relacionado com o governo ou com a prefeita, que, por sinal, tenho um carinho muito grande e considero uma grande amiga. Tenho algumas coisas pessoais que preciso resolver e que vão me tomar certo tempo, e com certeza, isso afetaria minha presença diária na secretaria e nos projetos relacionados à pasta.
Portal Nossa Região: Sua saída foi atribuída a “razões particulares”. Poderia nos dizer, sem entrar em detalhes excessivos, se esses problemas já estavam te afetando de alguma forma no trabalho e se a decisão de sair foi imediata ou pensada ao longo do tempo?
Anderson Ribeiro Pereira – “Tegão”: Não, de forma alguma. Fizemos um grande planejamento para o esporte e eu estava animado, aliás, estou animado, porque confio muito na equipe que foi montada e tenho certeza de que tudo vai sair do papel. Estarei à disposição para ajudá-los no que for preciso. Diversos projetos já estão prontos para serem lançados, como a volta dos Jogos Estudantis (JEM), a Caravana do Esporte nos bairros e distritos, os Esportes Olímpicos e muitos outros. Na verdade, a ideia inicial era reestruturar a secretaria para começar a levar esporte de qualidade para a população.
Portal Nossa Região: Você afirmou que não queria “receber sem trabalhar”. Essa declaração sugere que sua capacidade de atuação estava sendo comprometida. Poderia explicar um pouco mais sobre o que essa frase significa para você e o que o levou a sentir que não conseguiria mais cumprir suas funções com a dedicação que a pasta exige?
Anderson Ribeiro Pereira – “Tegão”: Minha capacidade de atuação não estava comprometida de forma alguma. Eu vou começar agora a resolver meus problemas pessoais, que são questões que podem durar um mês, dois meses, ou até um ou dois anos. Preciso reorganizar algumas coisas na minha vida comercial. Acabei de inaugurar uma Arena Esportiva na cidade e preciso estar à frente de algumas coisas lá. Mas, de forma alguma, isso estava comprometendo meu rendimento na secretaria. Apenas não seria justo eu estar focado em problemas pessoais, reduzir meu tempo na secretaria e continuar recebendo meu salário normalmente.
Portal Nossa Região: Durante sua gestão, a Secretaria de Esporte e Lazer implementou diversas ações. Olhando para trás, qual você considera o maior legado de sua passagem pela pasta e qual foi o projeto que mais te deu orgulho de ter realizado?
Anderson Ribeiro Pereira – “Tegão”: Na verdade, não tivemos tanto tempo para realizar grandes eventos. A prefeita Katia Miki assumiu a cidade em um momento muito delicado e, como mencionei, a nossa ideia inicial foi reestruturar a Secretaria de Esporte. Acredito que, neste começo de trabalho, a principal ação foi a valorização do Profissional de Educação Física. Temos ótimos profissionais na cidade e a ideia era dar qualidade aos programas e projetos esportivos, colocando esses profissionais à frente. Saio de cabeça erguida, pois realizamos muitas coisas nestes 8 meses. Hoje, a secretaria consegue, de forma organizada, receber as demandas de esporte do município e ajudar da melhor maneira possível.
Portal Nossa Região: O esporte em Barra do Piraí tem um papel fundamental na vida da comunidade. Que conselho ou mensagem você gostaria de deixar para seu sucessor e para a população que tanto valoriza o trabalho realizado na secretaria?
Anderson Ribeiro Pereira – “Tegão”: Saio de cabeça erguida e tranquilo com a equipe que foi montada, e que eu gostaria muito que permanecesse. É uma equipe pronta para desenvolver esporte para todos, esporte de qualidade, esporte com inclusão. Hoje, posso afirmar e atestar que Barra do Piraí tem uma equipe no esporte que enche meus olhos de alegria, e que estarei sempre pronto para ajudá-los no que for preciso.
About The Author
Ronaldo José
Como jornalista, minha paixão pela informação e comunicação moldou minha trajetória profissional. Dedico-me ardentemente a levar notícias de forma ágil e precisa, sem comprometer a imparcialidade.
Ronaldo José-JORNALISTA:
Registro-0041725/RJ