5 de novembro de 2025

Delegacia Estadual da FENACT é instalada no Centro-Sul Fluminense e amplia combate às drogas com foco em prevenção e reinserção social 

O Centro-Sul Fluminense acaba de ganhar um importante reforço na luta contra a dependência química. Foi instalada na região a Delegacia Estadual da FENACT (Federação Nacional das Comunidades Terapêuticas), que terá como delegado o psicanalista e escritor Luiz Eduardo Lourenço, reconhecido por seu trabalho à frente da Missão Novo Nascimento e da Estância Novo Nascimento, referência em terapias socioambientais e reinserção social de dependentes químicos no estado do Rio de Janeiro. 

Com longa trajetória no enfrentamento da drogadição, Luiz Eduardo também coordena a REFLUDD – Rede Fluminense de Diálogo sobre Drogas, e promete uma atuação pautada pela valorização das boas práticas e pela união entre os diferentes atores da sociedade. Segundo ele, a nova delegacia será um espaço de articulação, reconhecimento e integração, buscando fortalecer as políticas públicas de enfrentamento à dependência química com base na humanização e na eficácia das ações. 

“É hora de reconhecer quem faz a diferença e unir forças em torno de uma política pública mais humana e eficaz”, afirmou o delegado estadual da FENACT. 

Entre as iniciativas previstas, estão ações de reconhecimento a autoridades, entidades públicas e privadas que se destacam na prevenção e combate às drogas, além da criação de parcerias com o PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) e instituições de ensino superior. A proposta é consolidar o tripé educação, prevenção e reinserção social, pilares essenciais para a redução dos índices de dependência química. 

Segundo Luiz Eduardo Lourenço, o combate às drogas deve ir além da repressão. 

“Toda integração é necessária. Só com a união entre Estado, sociedade civil e academia conseguiremos resultados reais na prevenção e no combate à dependência química”, destacou. 

A chegada da Delegacia Estadual da FENACT ao Centro-Sul Fluminense representa um avanço estratégico no processo de interiorização das políticas antidrogas no estado do Rio de Janeiro. A iniciativa reforça a importância de redes de acolhimento, formação e diálogo, apontando para uma nova fase da FENACT, marcada pelo compromisso com a vida, a dignidade e a reconstrução de trajetórias. 

About The Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *