Atividades fazem parte do Dia Internacional Contra o Abuso de Drogas e Tráfico de Ilícitos da ONU e do Dia Estadual de Prevenção à Dependência Química
Para prevenir é preciso conscientizar sobre os riscos do uso e abuso de álcool e drogas. Com essa abordagem, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, promove de 24 a 28 de junho a Semana de Prevenção ao Uso de Drogas. A proposta é utilizar a data para mobilizar a população com diversas atividades de educação sobre um problema de saúde pública que se alastra pelo mundo de forma exponencial. Dados de relatório da ONU de 2023 mostram que o número de pessoas que sofrem de transtornos associados ao uso de drogas subiu para 39,5 milhões, um aumento de 45% em 10 anos.
Por essas razões, a Semana de Prevenção, marcada pelo Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos e pelo Dia Estadual de Prevenção à Dependência Química, em 26 de junho, é tão importante para conscientizar sobre os riscos que as substâncias lícitas e ilícitas representam para a sociedade, especialmente para os jovens.
“Estamos trabalhando a questão da prevenção de forma integrada aqui na nossa Secretaria e em parceria com outras Secretarias e Prefeituras. Só encarando de frente esse grave problema teremos respostas efetivas. Além disso, criamos suporte em parcerias com Instituições para que o usuário consiga atendimento. Só com essa política, que começa na prevenção e finaliza no tratamento, teremos respostas objetivas”, disse Rosangela Gomes, secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.
Durante os dias 26 e 28 de junho, a Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química (SUBPREDQ) preparou uma série de ações que vão desde campanhas em redes sociais até capacitação de profissionais e atendimento especial para o grande público. Fortalecer a rede para que na prática os resultados apareçam.
“A dependência em drogas lícitas ou ilícitas é uma doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e, portanto, um problema de saúde pública a ser enfrentado. O Governo do Estado, por meio da Subsecretaria de Prevenção à Dependência Química, tem trabalhado para implementar uma política pública sobre drogas atuante por meio de ações integradas entre os entes federativos e sociedade civil. A SUBPREDQ vem realizando visitas de articulações para o fomento desta política que inclui a prevenção, o cuidado e a reinserção social, com o objetivo de ofertar assessoria técnica e administrativa para a realização dessas ações, além de garantir o acesso ao tratamento de acordo com a demanda de cada caso. O Estado é responsável por criar e gerenciar políticas públicas e dar suporte para que o ente municipal atue. Assim, vem sendo investido na capacitação dos profissionais dos municípios que atuam com essa temática. Só este ano, já foram realizadas mais de 15 capacitações em diferentes municípios”, explicou Mariléia de Paula, Subsecretária da pasta.
Selo Cidade Prevenida
O “Selo Cidade Prevenida” foi criado com a proposta de reconhecer os municípios que vêm se destacando no trabalho de prevenção, serviços e cuidados no controle do uso e abuso de drogas. Já foram reconhecidas por seus trabalhos nesta área as cidades do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Petrópolis, Volta Redonda e Seropédica. A proposta é incentivar que outros gestores municipais invistam em políticas públicas que busquem amenizar as demandas decorrentes das consequências do uso de drogas.
Serviço da Semana da Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e Drogas
Dia 24/06
Exposição – Prevenir e Cuidar: Passos de um Novo Futuro
Exposição de fotografias de acolhidos em Comunidades Terapêuticas desempenhando atividades de laborterapia, reinserção social e de acompanhamento terapêutico em Comunidades Terapêuticas acompanhadas pelo Estado.
Local: Praça Cristian Ottoni, s/n, 7º andar, centro do Rio de Janeiro – RJ
Horário: 10h às 15h
Dia 25/06
Ação Virtual Prevenir, Cuidar e Avançar!
Assista aos depoimentos das pessoas que se encontram em acompanhamento especializado em álcool e outras drogas.
Dia 26/06
Ação Conscientiza Jovem
Roda de conversa com alunos da educação municipal do Município e atividade cultural abordando a temática de prevenção sobre o uso de substâncias psicoativas.
Local: Escola Municipal a definir
Horário: 10h
Dia 27/06
Ação Virtual Juntos Somos Mais Fortes!
Assista ao relato nas redes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos sobre a importância do acompanhamento de profissionais que trabalham com o público que sofre devido ao uso e abuso de substâncias psicoativas.
Dia 28/06
Projeto “Resgate”
Ação visando fomentar a reinserção social de pessoas acolhidas em Comunidades Terapêuticas (acompanhadas pelo Estado), através da exposição de trabalhos desenvolvidos durante as oficinas e o acompanhamento técnico.
Local: Museu da República
Horário: 10h às 14h
No último dia 10 de outubro, a Guarnição da Segurança Presente de Barra do Piraí…
Na manhã de sábado, 10 de novembro, o Portal Nossa Região participou da inauguração da…
A cidade de Barra do Piraí comemora hoje a inauguração de uma nova opção para…
Barra do Piraí (RJ) – Um duplo homicídio chocou os moradores do bairro Maracanã, em…
Contexto da Vitória de Trump O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL) parabenizou Donald Trump pela “vitória…
Washington, 6 de novembro de 2024 — Donald Trump sagrou-se vencedor das eleições presidenciais americanas,…